Normas para Submissão de Trabalhos Científicos

Atualizado: 04/12/2019 15:03.

 

Periodicidade: Anual

Idioma: Português

 

As submissões dos trabalhos de qualquer Instituição de Ensino Superior serão realizadas no link disponibilizado no endereço: http://www.ccbefen.com.br, no período de 04 a 12 de dezembro. Após avaliação da comissão científica os trabalhos que forem aceitos para apresentação serão divulgados no site dia 13 de dezembro de 2019.

 

Eixos temáticos:

Os autores deverão inscrever seus resumos apontando o eixo temático, envolvendo assistência, ensino, pesquisa e gestão, dentre aqueles apresentados abaixo, o que mais se aproxima e se relaciona com sua pesquisa.

Eixo I – Resultados de trabalhos de pós-graduação Stricto e Lato Sensu. Eixo II – Trabalho de Final de Curso de Graduação.

Eixo III – Extensão Universitária.

Eixo IV – Experiências exitosas de boas práticas baseadas em evidências.

Eixo V – Experiências exitosas e Controle Social (apenas para usuários dos serviços de saúde de qualquer nível de escolaridade).

 

Os resumos deverão conter de 1500 a 2000 palavras, incluindo o título. O resumo deverá conter: introdução, objetivos, descrição metodológica, resultados/discussão e conclusão.

 

Introdução: Breve contextualização da temática em estudo. Objetivo: Verbo infinitivo, sem explicação. Material e Métodos: Apresentar metodologia de forma sucinta seguindo as etapas do método do estudo. Resultados e Discussão: Apresentar os principais resultados e discuti-los. Conclusão: Abordar o impacto dos seus achados. Referências (cinco) e Órgão financiador.

 

Não serão permitidas figuras, gráficos e tabelas. Podem constar no máximo cinco referências (estilo Vancouver), cujas palavras não serão contabilizadas na totalidade do resumo. Os trabalhos que envolvem seres humanos deverão apresentar o número parecer do Comitê de Ética em Pesquisa aprovado, exceto para relato de experiências e experiências exitosas no Sistema Único de Saúde (SUS). Os autores são os responsáveis pelas informações e veracidade dos achados.

 

Formato:

Fonte Arial 12, espaçamento 1,0 entre linhas, folha A4-retrato, margens de 2,5cm (superior, inferior, esquerda e direita). O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa. O título centralizado, em caixa alta e negritado. O título completo deverá conter no máximo 15 palavras.

Os trabalhos deverão ter um máximo de 6 (seis) autores. Cada participante poderá inscrever até 02 (dois) trabalhos como relator; sendo que não há limite para participação em trabalhos como co-autores. Os nomes dos autores centralizado e completos conforme exemplo (Júnior Cales da SILVA1, Dayse Vitória GABEIRA2), seguido, logo abaixo da Instituição de Ensino/Origem e endereço eletrônico. O nome dos autores também não será somado ao total das palavras do resumo. O nome do relator deverá ser sublinhado.

O resumo deverá ser enviado como documento em formato PDF. Não incluir figuras, tabelas ou quadros. Não serão aceitos trabalhos enviados em desacordo com as normas (vide modelo em anexo).

Normas para apresentação de resumos

Após avaliação do resumo, o autor receberá um e-mail informando sobre o aceite do trabalho na modalidade pôster ou oral. O relator deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no evento.

 

MODALIDADE COMUNICAÇÃO COORDENADA - PÔSTER: O pôster deverá

ser confeccionado seguindo as dimensões de 120 cm de altura por 80 cm de largura. Deverá conter as logomarcas da instituição de vínculo dos autores e de fontes de financiamento de pesquisa.

O título deverá ser idêntico ao utilizado no resumo enviado e ser escrito em letras maiúsculas. Abaixo do título deve constar: o nome e e-mail do relator e nome

 

dos demais autores, especificando a instituição de origem de cada um. Para as demais informações a serem apresentadas será respeitado o estilo de formatação dos autores. Incluir as referências bibliográficas no pôster.

A fixação dos pôsteres é de responsabilidade do relator, e deverá ocorrer no período determinado pela comissão organizadora. No período de apresentação (Disponibilizado no dia do aceite do resumo) o relator do trabalho deve permanecer junto ao pôster para apresentação e consequente avaliação pela comissão responsável. O relator disporá de 10 minutos para realizar a explanação e estar, obrigatoriamente, à disposição para esclarecimentos ao público e avaliadores no período de apresentação.

 

MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL: Os trabalhos serão apresentados na forma oral utilizando dispositivo de multimídia (data-show), divididos por subtemas que se inter-relacionem ou se complementem, contando com um coordenador que conduzirá a discussão. O título deverá ser idêntico ao utilizado no resumo enviado e ser escrito em letras maiúsculas. No primeiro slide, abaixo do título, deve constar: o nome e e-mail do relator e nome dos demais autores, especificando a instituição de origem de cada um. Para as demais informações a serem apresentadas será respeitado o estilo de formatação dos autores.

 

Será permitido um total de dez slides e cada relator disponibilizará de até 15 minutos, sendo reservados 10 minutos para perguntas.

Normas para avaliação de resumos

Além dos requisitos de preparação dos resumos listados, o processo de avaliação seguirá as regras a seguir:

O conteúdo do resumo deve ser relevante para a ciência, apresentar dados inéditos e relacionarse ao eixo temático do evento;

O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica;

Correlação lógica entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor;

O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa.

 

PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS

A premiação ocorrerá no dia 17 de dezembro às 18h na Faculdade de Enfermagem.

Modalidade - Resultados de trabalhos de pós-graduação Stricto e Lato Sensu. Modalidade - Trabalho de Final de Curso de Graduação.

Modalidade - Extensão Universitária.

Modalidade - Experiências exitosas de boas práticas baseadas em evidências.

Modalidade - Experiências exitosas e Controle Social (apenas para usuários dos serviços de saúde de qualquer nível de escolaridade).

Normas para publicação dos resumos em anais

No momento da submissão, o autor deverá mencionar o interesse em publicar seu trabalho nos anais do evento.

 

Presidente do evento

Dr. Marcos André de Matos